11 de março de 2013

Cinema – Oz: the Great and Powerful

Apesar de não ter ouvido falar tanto de Oz, estava bem curiosa com o filme, que estreou ontem. A história original é parte da infância de quase todo mundo, né? Eu me lembro demais do primeiro filme, antigão (1939!), que tem Judy Garland no papel de Dorothy. Esse novo filme conta a história de Oz antes de Dorothy, mostrando como o tal mágico (James Franco) chegou por lá. Além dele, as personagens principais são três bruxas: Glinda (Michelle Willians), Theodora (Mila Kunis) e Evanora (Rachel Weisz).

O filme tinha tudo pra ser excelente: bons atores, história amada pelo público, uma tendência de contos de fada que surgiu do nada (já viram que João e Maria também virou filme? E Once Upon a Time continua na TV!), produtos licenciados (a Urban Decay lançou paletas especiais, já viram?)… Mas é fraquiiiiinho. Uma dó.
O começo é ótimo, desde a vinheta de abertura até Oz ser levado ao mundo mágico no seu balão e ser apresentado a Theodora. As cenas são lindas, James Franco é um ótimo canastrão, Theodora é misteriosa, enfim, tudo funciona. Mas aos poucos a impressão que tive foi que os personagens não iam se aprofundando, sabe? Theodora se apaixona do nada, Evanora é boa/só que não, todo mundo acredita na bondade de Glinda assim que ela tira o capuz… Tudo parece acontecer meio do nada, e aí não dá pra acreditar na história.

Claro que o filme tem coisas legais: a menininha de porcelana, o macaco voador e o povo do castelo da Glinda foram alguns dos pontos altos pra mim. Também AMEI a maquiagem das bruxas, que nada mais é do que uma make dessas de guru do Youtube (um pouco mais forte do que uma pessoa normal usa, mas que não chega a ser caricata) adaptada pra cada uma: clarinha e brilhante pra Glinda, em tons terrosos para Theodora e batons marcantes para Evanora. Ah: Glinda tem um fio louco de cabelo que cai no rosto em todas as cenas. Não entendi, alguém explica? É charme?

Eu também curti o figurino: Glinda usa tons clarinhos e sempre o mesmo tipo de recorte na parte da frente do vestido, com esse V, repara nas fotos. A roupa que ela usa na batalha (e na foto de divulgação) é a minha favorita, as mangas de paetê são incríveis e ainda rolam aplicações de peninhas, é bem bonito. Theodora é a mais sexy, usa calça justinha no início (parece couro) e ganha um traje todo de couro preto quando vira má de verdade (e verde. Abafa), e Evanora é muito rica, sempre de longo brilhoso e uma super pedra pendurada no pescoço (e ela mora no palácio de esmeralda, que tal?).
Eu fui esperando algo no clima de Willy Wonka e Alice (é o mesmo produtor), mas Oz é mais cru e deixa um pouco a desejar. Vale porque é bonito ou se for pra levar crianças ao cinema.
Alguém já assistiu? O que achou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário