13 de janeiro de 2013

Cenoura, não! Os cuidados com autobronzeadores

 


Que tal se preparar para a praia antecipadamente? (Foto: Thinkstock)
Chegou o verão e você quer tirar o atraso do bronzeado do ano inteiro? Mas aí bate aquela vergonha logo no primeiro dia de praia, quando a sua pele ainda está no tom ‘amarelo-escritório’ do qual você deseja tanto escapar? Para quem tem dificuldade em se bronzear e não quer passar vergonha na praia ou na piscina do clube, os autobronzeadores são uma opção muito eficiente e rápida, seja em creme, gel ou spray. Em pouco tempo quem usa fica com a pele dourada sem se expor aos danos agressivos do sol.

A dermatologista Miriam Sabin ainda ressalta: o autobronzeador é, sim, uma opção segura, uma vez que previne o fotoenvelhecimento e o câncer de pele. “As loções são compostas de diidroxiacetona (DHA), um açúcar que reage com a queratina da pele, produzindo uma substância amarronzada, a melanoidina. A ação é totalmente saudável e não faz mal à pele”, explica.

Porém, os autobronzeadores oderecem um risco estético: se forem mal aplicados, podem manchar a pele e deixá-la com aspecto alaranjado; e sempre existe o risco de alergia. Por isso, antes de aplicar o produto, é recomendado fazer um teste em uma pequena área do corpo para certificar-se de que não há predisposição alérgica, além de conferir como a pele irá ficar após a aplicação.

Para evitar acidentes e colorações indesejadas com esse produto, a dermatologista Miriam Sabino explica passo a passo como aplicar o autobronzeador corretamente. Confira as dicas!

Pele limpa é a base para qualquer coloração bonita. (Foto: Thinkstock)
1º Passo: Esfoliação

Antes de aplicar o produto, é necessário fazer uma esfoliação completa do corpo no banho, para eliminar o excesso de células mortas. Depois seque bem a pele e não passe nenhum outro creme ou hidratante antes do autobronzeador.

Se não quiser usar luvas na aplicação, lave bem as mãos depois para que não fiquem manchadas. (Foto: Thinkstoc …
2° Passo: Para aplicar

Use luvas ou lave as mãos logo em seguida. Caso contrário, sua palma também ficará tingida, podendo até manchar a roupa.

Espalhe com cuidado. (Foto: Thinkstock)
3° Passo: Distribuição uniforme

O autobronzeador deve ser aplicado com movimentos longos e metódicos para assegurar uma distribuição uniforme e bonita. “O bronzeado costuma ficar mais escuro em certas zonas do corpo, como calcanhares, joelhos e cotovelos. Caso isso aconteça, passe um algodão umedecido nessas partes para diluir a tonalidade do autobronzeador”, recomenda a dermatologista.

rosto é uma área mais delicada: não esqueça de fazer o teste da alergia antes de aplicar. (Foto: thinkstock)
4° Passo: Bronzeando a face

Ao aplicar o autobronzeador no rosto, coloque um pouco na testa, nariz, queixo, maçãs do rosto e pescoço e espalhe bem o produto, de dentro para fora. Não esqueça regiões como nuca e zona atrás das orelhas.


Praia sem passar vergonha. (Foto: Thinkstock)

Passo: Pele dourada
Após a primeira aplicação, o produto pode ser reaplicado diariamente até conseguir o efeito dourado. Para manter a cor, aplique em dias alternados, ou uma vez por semana. Espere uns 20 minutos para o produto secar totalmente antes de se vestir.

Cuidado com as costas
Quando for passar o produto nas costas, peça ajuda. “O uso do autobronzeador na versão em spray pode ser indicado para passar nas costas, mas é preciso cuidado. Se borrifar e não espalhar logo, a região ficará com uma tonalidade mais forte que as demais partes do corpo”, alerta Miriam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário